Superlotação

Superlotação
Superlotação

No início da manhã desta terça-feira, 23/4, a Maternidade Escola Santa Mônica, a única de alto risco do Estado, está superlotada. “Existe ali 40 leitos obstétricos, mas foi registrado um excedente de 11 gestantes acomodadas em poltronas e 14 no setor de pré-parto, fora a lotação das enfermarias”, explicou a presidente do Sindicato dos Médicos, e também obstetra, Dra. Sílvia Melo.

Outro agravante é o quadro insuficiente  de plantonistas para atender a demanda. “O ideal para uma maternidade daquele porte seria quatro obstetras por plantão, no entanto, a escala  estava apenas com dois, o que configura sobrecarga”, frisa.

Segundo Sílvia Melo há meses a direção da maternidade e o Sinmed solicitaram das instâncias superiores (Uncisal e Sesau) providências de reforço da equipe, mas não houve resposta favorável,” desabafa a presidente do Sinmed, acrescentando que o próprio projeto de ampliação da Maternidade Escola Santa Mônica foi elaborado há alguns anos, mas não sai do papel. É urgente que os gestores deem a devida atenção às gestantes que dependem daquele serviço especializado”, clamou.

Imagens