O Sindicato - Institucional

HISTÓRIA

O Sinmed nasceu em 1978, há 41 anos, quando um grupo de médicos do serviço público estadual resolveu organizar a categoria para lutar por dignidade profissional. O tempo era de dificuldades: salários incompatíveis e condições de trabalho bastante precárias.

Começou a funcionar em instalações improvisadas, numa sala da antiga Fundação Governador Lamenha Filho (Funglaf), onde também ficava a Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal). Depois foi transferido para o Edifício Breda, centro da cidade, ocupando diversas salas. Hoje tem imóvel próprio - uma ampla casa situada na Rua Teonilo Gama, 186, Trapiche da Barra -, com moderno auditório, espaço cultural e espaço gourmet, entre outras dependências.

Os problemas são enormes, mas não falta ânimo aos que compõem a entidade, tampouco inspiração, que vem sobretudo da lembrança dos antepassados, como José Oscar de Mello, Júlio Bandeira, Henrique Pedrosa, Roberto Lúcio Verçosa, Lauro Pedrosa, Fernando Sérgio Lira e Welington Galvão, tantos outros que deram importante contribuição. Desde o primeiro presidente – Luiz Alberto Fonseca de Lima, até o atual, Marcos de Holanda Pessoa, o Sindicato vem construindo uma história vitoriosa. Os desafios são grandes, principalmente diante ameaças de anular direitos consolidados em décadas anteriores. Há muito a ser conquistado, mas são inegáveis os avanços alcançados ao longo dessas quatro décadas de existência.

 

MISSÃO

Defender a categoria médica buscando a valorização do trabalho através da união, mobilização, ética e comunicação com os gestores.

 

VISÃO

Ser um sindicato forte, reconhecido e independente.

 

VALORES

Ética, respeito, legitimidade, comprometimento, transparência e parcerias.