Seguimos visitando as unidades de saúde

Seguimos visitando as unidades de saúde
Seguimos visitando as unidades de saúde

Nesse período em que Alagoas entrou na rota da pandemia do coronavirus, além do atendimento aos pacientes, o presidente do Sinmed, Dr Marcos Holanda, e  a  vice, Dra Sílvia Melo, vem realizando visitas nas unidades de saúde da capital para verificar in loco as condições de trabalho. Na foto eles estão no PAM Bebedouro, onde foram acompanhados por algumas lideranças do Movimento Unificado dos Servidores e o vereador Cleber Costa. Foi detectada escassez de EPIs não somente nessa unidade, mas em várias outras – 18, ao todo. A lista com o nome das unidades onde faltam EPIs foi entregue ao procurador geral do Trabalho, Rafeal Gazaneo, que já tomou as medidas cabíveis. O Sinmed continua investigando.

Quanto ao avanço da doença foram registrados até hoje, 26/3, 11 casos de coronavírus (Covid-19) em Alagoas. Já a quantidade de casos suspeitos chegou a 274, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Dos 40 testes feitos nesta quinta, sete apresentaram resultados inconclusivos e serão refeitos. Nesta sexta-feira (27) completa um mês do primeiro caso suspeito no Estado, e o primeiro paciente infectado foi confirmado no último dia 8. O primeiro caso do interior foi confirmado na quarta-feira (25). Trata-se de uma jovem de 28 anos, da cidade de Porto Real do Colégio, região do Baixo São Francisco. Ela teria sido contaminada após contato com um homem de Propriá-SE.

Por não saber a origem da contaminação de alguns casos, como o de uma mulher de 42 anos sem histórico de viagem, o Estado anunciou que já considera a contaminação comunitária em Alagoas. O status permanece até que se descubra a origem da contaminação destes casos. A população deve seguir as recomendações das autoridades sanitárias, de ficar em casa. Quem apresentar sintomas respiratórios e febre, deve buscar atendimento em uma unidade de saúde, hospitais privados ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Imagens