Pelo reajuste na bolsa da Residência ...

Pelo reajuste na bolsa da Residência ...
Pelo reajuste na bolsa da Residência ...

 

A Federação Médica Brasileira, à qual o Sinmed/AL é filiado, manifestou total apoio ao reajuste do valor da bolsa paga pelo MEC aos médicos residentes. Nós também estamos nessa luta, junto com as demais entidades médicas de Alagoas, e o próprio CFM, que endossa essa luta.

Em carta aberta o FMB lembra que o impacto da aplicação das novas alíquotas do INSS -  de 11% para 14%, traz novamente à tona a necessidade urgente de reajuste da bolsa. Para o Sinmed, o que já era pouco ficou ainda menor, e ainda tem um agravante: desde 2016 o valor está congelado.

Na prática, para complementar renda, muitos residentes aumentam a jornada de trabalho, prejudicando o aprendizado, a saúde física e mental. Se nenhuma atitude for tomada, a partir de 1º de março de 2020 a bolsa da Residência Médica terá o valor líquido de R$ 2.864,17. As negociações com o Ministério da Saúde foram iniciadas, e as entidades médicas estão pressionando o governo a atender o pleito da Associação Nacional de Residência Médica. Aguardem notícias.

Imagens